A chegada da primeira massa de ar polar deste inverno ao Paraná derrubou as temperaturas, com recorde de frio para o ano em quase todo o estado. Das 49 estações de medição do Simepar, 44 registraram a menor temperatura de 2025 nesta terça-feira (24).

Curitiba teve mínima de 1,2°C no começo da manhã, a mais baixa de 2025 na cidade. Antes desse registro, a menor temperatura do ano havia sido de 4,1°C, em 30 de maio. O frio apareceu nos termômetros e também foi sentido na pele. A sensação térmica desceu a -5,5°C, o que não foi suficiente para assustar alguns curitibanos.


SAIBA MAIS


A reportagem da CBN Curitiba esteve no Jardim Botânico e encontrou muita gente que escolheu começar o dia ao ar livre. Era o caso do Guilherme Braz. Ele estava na expectativa de geada, que não veio. Por causa do vento forte não houve congelamento do orvalho, mas Guilherme prometeu voltar ma quarta, já de olho em mais um amanhecer que deve ser gelado na cidade.

Outro caçador de geadas, o fotógrafo amador José Bertoldi não escondia o incômodo com a temperatura. De gorro, luvas e com as mãos sobre as orelhas para se proteger do vento frio, ele lamentou o fato de não ter sido desta vez que garantiu um cenário com a cara do inverno para os cliques esperados.

Edna Rossato também saiu de casa antes do sol e apesar do frio. Diferente do Guilherme e do José, no entanto, a ida dela ao Jardim Botânico é rotina.

No estado, a temperatura mais baixa registrada nesta terça foi de -5,2°C, em Palmas. Além dela, outras 18 estações meteorológicas espalhadas pelo Paraná tiveram termômetros abaixo de zero nesta terça. Destaque também para General Carneiro (-4,1°C), Guarapuava (-2,8°C) e Pato Branco (-2,7°C).

As medições foram baixas e a sensação térmica também. O índice de frio percebido no distrito de Horizonte, em Palmas, ficou abaixo dos 13°C negativos. Outras cidades com sensação térmica bem abaixo de zero grau foram Cascavel, com sensação de -8°C graus, e Guarapuava, com -6,9°C.