Curitiba tem até o dia 8 de junho para se adequar à nova lei municipal que obriga a divulgação da lista de espera por consultas, exames e cirurgias no SUS para a população. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a cidade já atende às leis que obrigam a divulgação da lista no Portal da Transparência, além da possibilidade de consulta por meio do aplicativo Saúde Já Curitiba.

A nova lei, porém, define que o paciente que aguarda por consultas, exames ou cirurgias na rede pública de saúde pode consultar a data de solicitação da consulta, do exame ou da intervenção cirúrgica e também aviso do tempo médio previsto para atendimentos.

No Complexo do Hospital de Clínicas, ligado à Universidade Federal do Paraná, pacientes já conseguem acompanhar o andamento da fila. Na experiência da superintendente na instituição, Claudete Reggiani, a iniciativa ajuda as equipes médicas identificarem problemas na lista de espera.

Além disso, as listagens disponibilizadas nas unidades de saúde, hospitais e entidades conveniadas deverão especificar cada modalidade de consulta, exame e intervenção cirúrgica oferecida.

A atualização da fila de espera deverá ser semanal, nos canais digitais do Município, com exceção dos procedimentos emergenciais. A lei foi aprovada em 21 de fevereiro na Câmara Municipal e sancionada no dia 8 de março.