Em duas semanas, o número de casos confirmados de Covid-19 subiu 702% em Curitiba. Em 8 de novembro, a cidade tinha 154 registros da doença. No último levantamento, apresentado na sexta-feira (18), a capital registrou 1.236 ocorrências. A média móvel de casos também aumentou, de 96,86 casos em uma semana, no início do mês, para 548,71, na semana passada.

Diante do aumento de registros da doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba reforçou a necessidade do uso de máscara em locais públicos, além da vacinação e da testagem contra a disseminação da Covid-19.

A alta no número de casos se deve ao surgimento de novas subvariantes da doença. Segundo o médico da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Alcides Oliveira, a nova subvariante BQ.1 da ômicron já está presente no Brasil. Porém, ele alerta para outras subvariantes que circulam entre as pessoas no país e para os sintomas que elas podem causar.

Em Curitiba, houve aumento de 21,7% no número de atendimentos de pessoas com sintomas respiratórios nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da capital neste final de semana em comparação com o final de semana anterior. Foram 3 mil pessoas atendidas, contra 2,4 mil no período anterior.

A disparada de casos de Covid-19 acende um alerta para a importância da vacinação contra a doença. O médico também alerta para o aumento da procura por internações em hospitais diante dos novos registros de contaminações.

Em Curitiba, para consultar o esquema vacinal, é preciso baixar o aplicativo Saúde Já, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura. Outra opção para consultar o esquema vacinal contra a Covid-19 é o aplicativo Conecte-SUS, do Ministério da Saúde.

Na semana passada, Curitiba começou a vacinar bebês de seis meses a dois anos de idade com comorbidades. As famílias que têm crianças com doenças crônicas acompanhadas pelo SUS na capital e que têm cadastro no aplicativo Saúde Já estão sendo notificadas pelo celular para a imunização. Nesta segunda-feira (21), a prefeitura aplica também a segunda leva da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas nascidas em 1985.

Nesta segunda-feira (21) e terça-feira (22), a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná deve receber 497.828 vacinas para a prevenção da Covid-19. Os imunizantes são destinados a crianças, adolescentes e adultos.

Por: Bruno Oliveira