A taxa de abandono de dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em Curitiba é de mais de 33%. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), até o dia 31 de julho de 2022, do total de 1,6 milhão de usuários que deveriam ter realizado sua dose de reforço da vacina Covid-19, 538 mil não compareceram. O levantamento foi feito pela Prefeitura a pedido da CBN Curitiba.

Em junho deste ano a cidade abriu a aplicação da 2ª dose de reforço contra a Covid-19 para os moradores de Curitiba entre 40 e 49 anos. Nesta faixa são 164,5 mil curitibanos. Desde então não há chamados para o público abaixo dos 40.

A Secretaria informou que ainda não há expectativa de avanço da vacinação para outras faixas etárias. Por meio de nota disse que segue o Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde, inclusive sobre a ampliação de novas faixas etárias para receber o imunizante sobre a covid-19.

Um levantamento feito pela pasta comprova a efetividade das doses de reforço na proteção: uma pessoa com 50 anos ou mais que não tomou o reforço (mesmo tendo recebido as duas doses iniciais) tem risco dez vezes maior de morrer do que outra da mesma faixa etária vacinada com o reforço.

Todas as pessoas com 12 anos ou mais têm pelo menos uma dose de reforço para receber. E todos, a partir dos 3 anos, devem estar vacinados contra a covid-19.
Curitiba ultrapassou 1,5 milhão de doses de reforço aplicadas. Mas, a Secretaria quer mas quer fazer mais, vacinando toda a população que ainda tem doses a receber. A oferta do imunizante continua, tanto as doses do esquema vacinal inicial (1ª e 2ª) e as do reforço são ofertadas, de segunda a sexta-feira, em 107 unidades de saúde, das 8h às 17h.

Clique aqui e confira os endereços para a imunização.