A OAB Paraná realiza nesta quinta-feira (31) um seminário sobre moda sustentável com enfoque na interseção entre direito, meio ambiente e responsabilidade social. O evento é promovido pela Comissão de Direito Ambiental, com apoio das comissões de Assuntos Culturais e do Pacto Global, e acontece das 8h30 às 17h30, em Curitiba.


SAIBA MAIS


A programação inclui quatro painéis com especialistas em direito, design, sustentabilidade e governança. Entre os temas abordados estão o impacto da indústria da moda nos resíduos sólidos, trabalho digno na cadeia produtiva e o uso de tecnologia para promover justiça climática. O encontro é presencial, com inscrições a R$ 40 e valor reduzido para estudantes e membros de comissões.

Painéis discutem crise ambiental, ESG e transição justa na moda

O painel de abertura discute a relação entre moda e a tripla crise planetária — climática, da biodiversidade e da poluição. A seguir, especialistas debatem direitos humanos na moda e os desafios para garantir condições dignas de trabalho. Há também o foco na governança das marcas, com destaque para compliance, responsabilidade socioambiental e blockchain, além da discussão sobre patrimônio, criativa e identidade na moda.

A advogada Melina Nunes, coordenadora do Grupo de Trabalho de Moda Sustentável da Comissão de Direito Ambiental da OAB Paraná, conversou com Felipe Harmata.