Curitiba será palco, na próxima semana, de um amplo debate sobre ferramentas de enfrentamento às mudanças climáticas, tendo a Mata Atlântica como foco central. A Conferência da Mata Atlântica, promovida pelo governo do Paraná, reunirá governadores das regiões Sul e Sudeste, representantes do Consórcio Brasil Verde e lideranças ambientais e sociais.

A abertura acontece na terça-feira (19), às 9h, no Teatro Guaíra, com a presença do governador Ratinho Junior (PSD). A programação estará integrada ao 13° Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O evento segue até quinta-feira (21), com atividades no Salão de Atos do Parque Barigui e na Capela Santa Maria, na capital paranaense.


SAIBA MAIS


Dentre os palestrantes confirmados estão o cientista climático Carlos Nobre, o consultor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) Jay Amstel e o chefe do Departamento de Meio Ambiente do BNDES, Marcus Cardoso Santiago. O secretário de estado de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, falou da importância do evento.

A agenda inclui discussões sobre agricultura sustentável, redução de emissões de gases de efeito estufa, financiamento de fundos climáticos, conservação da biodiversidade, papel da União, estados e municípios na agenda climática, justiça climática e governança, entre outros temas. Ao final, será apresentada a “Carta de Curitiba”, documento que será encaminhado à COP30 e ao governo federal.

CBN Sustentabilidade integra programação

O ponto alto da quinta-feira será a palestra “O Futuro dos Negócios é Sustentável – Como o ESG está redefinindo o sucesso das empresas?”, apresentada pela jornalista, advogada e comunicadora Rosana Jatobá, do programa CBN Sustentabilidade. Em entrevista à CBN Cascavel, nesta terça-feira (12), ela falou sobre a necessidade de se debater o tema.

A atividade integra o Ciclo CBN Sustentabilidade e ocorrerá às 9h, no Salão de Atos do Parque Barigui. Rosana abordará diretrizes do ESG no mercado, ações do setor empresarial e financeiro, mudanças climáticas, descarbonização, tecnologias ambientais e inovação sustentável, além de estratégias que conectam impacto, propósito e tendências. As inscrições para a palestra podem ser feitas pela internet.

A Mata Atlântica ocupa 15% do território nacional, abrangendo 17 estados brasileiros, onde vivem 72% da população e se concentra 70% do PIB do país. O Paraná, com 99% de seu território no bioma e mais de 2,3 milhões de hectares preservados, coordena desde 2023 os projetos voltados à região no âmbito do Consórcio Brasil Verde.

O estado lidera iniciativas como o “Tratado da Mata Atlântica”, firmado em 2023 pelo Cosud para integrar ações de preservação, restauração, combate ao desmatamento ilegal e fortalecimento da bioeconomia. As inscrições para a conferência são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial do evento.