A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba já registra 13.440 casos ativos do novo coronavírus, ou seja, de pessoas com a doença e com potencial de transmissão.

Segundo dados do portal da transparência Covid-19, esse é o oitavo maior número de casos ativos registrados na cidade desde o início da pandemia. O pico de casos ativos aconteceu em 15 de março de 2021, quando 14.271 pessoas tinham potencial de transmissão da doença.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são registrados diariamente na cidade, em média, 3.263 casos do novo coronavírus, um aumento de mais de 82% na comparação com as últimas duas semanas. Essa é a maior média de novos casos diários já registrada na cidade.

De acordo com a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, cerca de sete mil pessoas são atendidas todos os dias nas unidades de saúde com sintomas de problemas respiratórios.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade enfrenta um avanço do número de novos casos de coronavírus pela variante Ômicron, ao mesmo tempo em que o Paraná vive uma epidemia do vírus Influenza A H3N2.

Márcia Huçulak pediu que a população entenda esse momento, principalmente, porque muitos profissionais de saúde também contraíram a doença e foram afastados.

A capital paranaense registrou, desde o início da pandemia da Covid-19, quase 353 mil casos confirmados do novo coronavírus e mais de 7,8 mil mortes causadas por complicações da doença.