A mudança de clima causou estragos em pelo menos 13 bairros de Curitiba na segunda-feira (4). De acordo com o Simepar, as rajadas de vento chegaram aos 90,6 km/h. Já a prefeitura indicou que houve 14 pedidos de remoção de árvores. O maior volume pluviométrico registrado pela Estação Meteorológica da Defesa Civil de Curitiba foi na região do Boa Vista, com precipitação acumulada de 22 milímetros.

De acordo com a meteorologista Lidia Mota, do Simepar, as rajadas de ventos acima dos 90 km/h foram causadas pela entrada de uma frente fria e o choque com a massa de ar quente que estava sobre a capital desde domingo.

O boletim da Defesa Civil do Paraná registrou 13 municípios atingidos, com 274 pessoas afetadas, 85 casas danificadas e 6 pessoas desalojadas. Não houve registro de feridos ou mortos.

A ventania provocou estragos também na fiação de distribuição de energia elétrica, segundo a Copel. Ao todo, cerca de 600 mil consumidores tiveram o fornecimento de energia interrompido em algum momento. Desse total, 93,5% foram religados segundo a empresa.
As cidades mais afetadas foram Umuarama, Cerro Azul, União da Vitória, Mandirituba, Pinhão, Toledo e Curitiba, que possuem mais de mil consumidores desligados cada um.

A previsão para os próximos dias é de que o tempo oscile entre temperaturas mais amenas e chuva na região de Curitiba e litoral.

Nota da Defesa Civil

A defesa civil de curitiba confirmou que não houve feridos ou desabrigados em decorrência dos ventos fortes, mas pelo menos 13 bairros de curitiba foram atingidos por quedas de árvores.// já a copel, informou que mais de 40 mil unidades consumidoras ficaram sem energia em todo o estado, cerca de 10 mil estão na capital e na região metropolitana.