A cidade de Curitiba registrou, na manhã desta quarta-feira (16), uma intensa neblina. A névoa tomou conta do horizonte e se misturou aos prédios da capital paranaense.

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informou que há tendência de chuva localizada no período da tarde para o Oeste, Sudoeste, Centro-Sul do Paraná e Curitiba.

Na terça-feira (15), houve avanço nas linhas de instabilidade, que provocaram chuva, descargas elétricas e rajadas de vento no interior paranaense. O Simepar aponta que essa é uma condição típica da primavera.

Os meteorologistas apontam que, na medida em que o clima esquenta, pode haver aumento da umidade. Essa condição pode se repetir ao longo do mês de outubro. Há possibilidade de chuva localizada no período da tarde em Curitiba.

No interior, as máximas podem passar dos 30ºC e, na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, o tempo não deve esquentar tanto. Na quinta-feira (17), também há possibilidade de chuva durante a tarde. No Oeste e Sudoeste, pode haver tempestade pontual.

Na sexta-feira (18), a previsão é de um aumento da instabilidade por conta do avanço de um sistema frontal sobre o oceano, o que deve elevar o risco de temporais em todo o Paraná.

Risco nas rodovias do Paraná

A Via Araucária, concessionária que administra parte da BR-277, BR-373 e BR-376 e outras rodovias no Paraná, alerta para o risco de neblina nas regiões de São Luiz do Purunã, Irati, Imbituva e Lapa.

A condição reduz, de maneira significativa, a visibilidade nas estradas. A orientação é que os motoristas diminuam a velocidade, mantenham uma distância segura do veículo à frente, utilizem faróis baixos e evitem manobras bruscas.

A empresa informa que a neblina aumenta o risco de acidentes e, por isso, é necessário adotar uma postura preventiva para maior segurança dos condutores. Em caso de emergência, é possível acionar o telefone 0800 277 0 376.