O frio intenso, apesar de estarmos ainda no outono, tem feito as temperaturas despencarem no Paraná. Na madrugada desta sexta-feira (20), o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) registrou a menor temperatura do ano para a capital paranaense, 3,5 °C. Perto das 7 horas da manhã, o cenário em um dos principais pontos turísticos de Curitiba, o Parque Barigui, possuía uma camada fina de gelo.

A geada chegou depois que os fortes ventos cessaram. Edelson Dias não se intimidou com a temperatura.

Conforme o último relatório do sistema de monitoramento, a cidade de Cascavel, no oeste do Paraná, chegou aos 4,1°C nesta sexta. Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, atingiu os -0,6 °C. Já na região centro-sul, Palmas teve registro de 0,2 °C e General Carneiro de -0,7 °C, registrando a menor temperatura do estado.

O frio acabou causando transtornos no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Ouvintes da CBN contaram que devido ao perigo de congelamento das turbinas, as aeronaves não decolaram, caso do Danilo Machado.

Segundo a CCR Aeroportos que administra o Afonso Pena, cinco voos tiveram atrasos e dois foram cancelados até que as temperaturas se elevassem e o risco de congelamento passasse. No ano passado, em julho houve um registro de uma aeronave da companhia aérea Azul que teve a asa congelada. Naquele dia, os termômetros estavam negativos na região, segundo o Simepar, marcando -2 graus.

A CBN entrou em contato com a Azul Linhas Aéreas, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.