O levantamento feito semanalmente pela Secretária Municipal de Saúde contabilizou quase 1.100 casos de Covid-19 na capital. Os dados, divulgados nesta quarta-feira (29), apontaram uma média de 154 casos diários e alta de 18%, na comparação com a semana anterior, quando foram registrados 910 casos da doença.

O número de mortes também apontou aumento de aproximadamente 33% em relação à última semana, pois foram divulgadas quatro mortes em decorrência do coronavírus. Todas as vítimas, sendo três mulheres e um homem, tinham mais de 50 anos e também apresentavam comorbidades, que é a associação de duas ou de várias doenças que aparecem simultaneamente. Na semana passada, foram divulgadas as mortes de três homens por Covid-19. Todos com 81 anos ou mais e comorbidades.

O diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Curitiba, Alcides de Oliveira, falou que alta de casos reflete a nova dinâmica que acontece com a retomada do cotidiano.

Apesar da alta tanto de ocorrências quanto de mortes, nesta semana, os casos ativos, que correspondem ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus, apresentaram queda de 12%, já que contabilizaram 853 casos ativos. 115 a menos que o divulgado na semana anterior, que apresentou 968 casos ativos da doença em Curitiba.

A Secretária Municipal de Saúde informou que a procura pela vacina bivalente ainda está abaixo do esperado. Porém, a prefeitura reforçou que tem feito o chamamento do público-alvo, como explicou Alcides de Oliveira.

 

A médica infectologista Marta Fragoso, explicou que o período de temperaturas mais baixas está começando. Em razão disso, reforçou que as pessoas precisam se conscientizar quanto às medidas de enfrentamento à Covid-19 e também se imunizar para reduzir a incidência de casos graves.

O reforço com o imunizante bivalente está disponível nas unidades de saúde da capital, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para pessoas com 60 anos completos ou mais e também os grupos prioritários, como imunossuprimidos, gestantes, pessoas com deficiência entre outros.

SERVIÇO:

O reforço com o imunizante bivalente está disponível nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para os seguintes públicos:

– Pessoas com 60 anos completos ou mais;
– Imunossuprimidos com 12 anos ou mais;
– Gestantes e mulheres que tiveram filho recentemente;
– Pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais;
– Acamados com 12 anos completos ou mais;
– Indígenas;
– Moradores de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e residência inclusiva; além de abrigados e trabalhadores dessas instituições.