De acordo com a previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), os próximos dias continuam com temperaturas mais baixas, no entanto, a chuva não deve permanecer. O fim de semana registrou acumulados expressivos que ajudaram a diminuir os focos de incêndios espalhados pelo estado.
Em Curitiba, o acumulado de chuva registrado, neste domingo (15), foi de 54,2 mm. Apesar de alto para um único dia, algumas cidades registraram precipitações ainda mais elevadas.
No município da Lapa, na Região Metropolitana, choveu ainda mais. O acúmulo registrado na cidade foi de 79,6 mm. A chuva também foi persistente no Litoral do estado, com média acumulada de 72 mm em algumas cidades, como Morretes, Guaratuba e Paranaguá.
Conforme o Simepar, a previsão é de que a chuva comece a diminuir com o afastamento das áreas de instabilidade, ao longo desta segunda-feira (16) e não há previsão de chuva para os próximos dias.
A chuva também trouxe um alívio para as queimadas que se espalharam pelo Paraná, em razão do tempo quente e seco das últimas semanas. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registradas 11.825 ocorrências de incêndio florestal no estado, desde 1º de janeiro deste ano, o que apontou alta de quase 50%, em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados cerca de 6.500 registros em todo o Paraná.
Luisiana Guimarães, capitã do Corpo de Bombeiros do Paraná, falou sobre o volume de chuva após os elevados números de incêndios registrados neste mês de setembro.
Mesmo com a chuva dos últimos dias, o Corpo de Bombeiros fez alguns alertas para a população.
Com a chegada da chuva ao estado, as ocorrências de incêndio em áreas de mata diminuíram gradativamente. Na sexta-feira (13), foram 123 registros de incêndios. No sábado (14), esse número caiu para 69. Neste domingo (15), houve apenas quatro ocorrências e, nesta segunda-feira, não houve nenhum registro de incêndio atendido pelo Corpo de Bombeiros até o momento.