Na semana passada, um caminhão ficou partido ao meio após se envolver em um acidente com um trem no Bairro Cajuru, em Curitiba. O motorista ficou preso nas ferragens em estado grave. O condutor do veículo atingido, de 79 anos, ficou ferido e precisou de ajuda do Corpo de Bombeiros para sair das ferragens.

O acidente foi tema de debate em plenário na Câmara Municipal de Curitiba nesta segunda-feira (08). Os vereadores entraram com requerimentos por mais segurança nos cruzamentos com a linha férrea.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Paraná, de janeiro a julho deste ano, 11 acidentes envolvendo trens já tinham sido registrados em Curitiba, sendo nove atropelamentos e duas colisões.

A capital possui 37 quilômetros de trilhos em áreas urbanas que cruzam a cidade. Ao todo são 45 passagens de nível instaladas para a circulação de pedestres e veículos, a maioria nos bairros Uberaba e Cajuru.
De acordo com o especialista em trânsito, Reginaldo Koga, é necessário uma melhoria da sinalização nos cruzamentos para a redução de acidentes.

Há também outro lado: os motoristas que transitam por estes locais precisam ter mais consciência dos riscos.

Segundo a empresa Rumo Logística, responsável pela operação férrea em Curitiba, há ações sendo desenvolvidas junto as entidades de trânsito e iniciativas para conscientizar a população sobre os cuidados com a ferrovia. Desde 2021, a empresa em parceria com o Detran-PR, lançou vídeos de orientação que estão sendo utilizados nos cursos de reciclagem e formação de condutores no Paraná.

Um estudo feito pelo Programa de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em 2019, analisou 5.609 cruzamentos ao longo de 15 mil quilômetros de trilhos que percorrem 596 cidades brasileiras. Curitiba é o município que tem a pior avaliação do país, seguida de Paranaguá, no litoral do estado.

De acordo com o Governo do Paraná, o projeto da Nova Ferroeste é a alternativa para a solução do problema da linha férrea na área urbana de Curitiba. O projeto vai ligar o Mato Grosso do Sul ao Litoral do Paraná. Está prevista a ligação entre a região Oeste do Estado e o Porto de Paranaguá por um novo traçado que contorna a Capital.