A cidade de Curitiba recebeu, nesta quinta-feira (27), sete ônibus elétricos que vão passar a circular pelo município. Os veículos deverão atender 3,5 mil pessoas em toda a capital e integram o projeto de transporte urbano livre de emissões de gás carbônico.

São seis veículos da montadora BYD, que vão atender a linha Interbairros I, sentidos horário e anti-horário. Um sétimo veículo, da Volvo, ficará responsável pela linha 863-Água Verde. O presidente da URBS, Ogeny Pedro Maia Neto, falou do investimento.

Os ônibus começam a circular em 15 de julho. O representante da URBS disse que mais 70 ônibus elétricos devem ser adquiridos para a frota e ressaltou que a ideia é ampliar a quantidade de veículos, atendendo, inclusive, os biarticulados.

O presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp), Maurício Gulin, falou sobre como a implementação dos ônibus elétricos será importante para a capital.

SAIBA MAIS:



O projeto, segundo ele, deve tornar a manutenção dos veículos de transporte coletivo menos onerosa.

Até 2030, 40% dos ônibus de Curitiba serão elétricos. Até 2050, a ideia é de que a medida atenda toda a frota. A prefeitura informou que não haverá, a princípio, aumento na tarifa. O vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) disse que o novo modelo não será poluente e não emitirá ruídos.

A prefeitura anunciou que o novo contrato de concessão do transporte coletivo em Curitiba irá implementar ônibus elétricos. Além disso, os dois projetos do novo Inter 2 e do BRT Leste-Oeste irão contar com ônibus sem emissão de gases poluentes. O prefeito Rafael Greca (PSD) apontou a importância do modelo. Ele indicou que o novo modal será aplicado de maneira gradativa.

A prefeitura irá adquirir outros 54 veículos elétricos com recursos de R$ 380 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. A operação dos novos ônibus será computada na tarifa técnica, de maneira separada, para acompanhamento dos custos.

A linha Interbairros I irá atender um trajeto de cerca de 19 quilômetros nos dois sentidos. Ela irá passar por 14 bairros e atenderá 2,5 mil pessoas por dia. Já a linha 863-Água Verde terá 13 quilômetros, transportando mil pessoas por dia. O investimento realizado pelas empresas é de R$ 23 milhões, dentre veículos e infraestrutura de recarga nas garagens.