Cidade empreendedora e segunda melhor cidade para empreender no Brasil, Curitiba vai ser, em setembro, a capital do fomento aos donos de negócios próprios. De 14 a 17 de setembro, a cidade sedia a Feira do Empreendedor 2023, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR) e que pretende reunir, em quatro dias, 15 mil pessoas.

Realizado no Viasoft Experience, no Campo Comprido, o evento tem ingressos gratuitos, contribui para o fomento do empreendedorismo do Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação curitibano, e para o turismo de negócios na cidade. A 21 dias de seu início, a feira já conta com 50 caravanas e missões técnicas de todo o estado confirmadas.

Na tarde desta quinta-feira (24/8), ele recebeu, em seu gabinete, o diretor-superintendente do Sebrae-PR e presidente do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metropole), Vitor Tioqueta, que convidou o prefeito para prestigiar o evento. Em retribuição ao convite, presenteou Tioqueta com o livro Paranismo, de José Roberto Teixeira Leite.

Vale do Pinhão

A Feira do Empreendedor do Sebrae-PR é um dos eventos que fazem parte do ecossistema de inovação de Curitiba, o Vale do Pinhão, e que fomentam o empreendedorismo, a economia, o pensamento inovador e as ações de smart city (cidade inteligente) na capital paranaense.

Como contou Tioqueta ao prefeito, o tema da feira será “a cidade empreendedora” e, por isso, tem referências à capital paranaense em seu conceito. A Prefeitura também terá um estande para apresentar os projetos que contribuem para o desenvolvimento das empresas da cidade.

“Estamos pensando esta feira com os temas da sustentabilidade e da inovação, duas das áreas em que Curitiba é referência internacional. É um evento para empreendedores de todo o Paraná, mas com forte participação dos donos de negócios da capital e região metropolitana”, ressaltou o diretor do Sebrae-PR.

Curitiba empreendedora

Desde 2017, Curitiba intensificou as ações para facilitar a vida de quem tem um negócio e ajuda a movimentar a economia da cidade. Entre as ações, a Prefeitura ampliou para 606 as atividades inclusas na Lei de Liberdade Econômica, que se beneficiam com a dispensa de alguns alvarás para a abertura de empresas.

Essa decisão, aliada aos investimentos de integração de sistemas informacionais, torna a capital paranaense a mais rápida para a abertura de um novo negócio, em menos de duas horas.

Por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, os empreendedores curitibanos contam com programas de capacitação e apoio para se desenvolverem, que vão desde a orientação para abrir uma empresa até suporte para crédito financeiro.

Curitiba tem 209 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) que contam com nove Espaços Empreendedor que oferecem, gratuitamente, serviços como abertura da empresa, orientações para manter o negócio regularizado, consultorias sobre como melhorar seu empreendimento e crédito facilitado, no Balcão de Negócios.

O Programa Empreendedora Curitibana fomenta o empreendedorismo feminino, criando uma rede de apoio para que elas façam seus negócios crescerem; o Programa Bom Negócio oferece 176 horas/aula em sete cursos de capacitação empreendedora, ministradas por especialistas e universidades da cidade.

A Feira

A Feira do Empreendedor 2023 será realizada no Viasoft Experience (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, Campo Comprido), com ingressos gratuitos, que podem ser adquiridos pelo site do evento.

Entre os palestrantes, estão o ídolo do futebol brasileiro Zico, o especialista em vendas Thiago Concer, a empreendedora Carla Sarni e o ex-ambulante Rick Chesther. Entre as novidades, está a experiência em gameficação “Escape Empreendedor”, um desafio de fuga, enigmas e busca por soluções, focado no contexto empresarial.

Durante os quatro dias, a feira terá expositores de segmentos como franquias, máquinas e equipamentos, serviços e soluções digitais; lojas conceito de moda, cafeteria, petshop e salão de beleza, palestras, rodadas de negócio, espaços de experiência e games, com foco em negócios e empreendedorismo.

Consultores em marketing digital, legislação, finanças, gestão, liderança e comportamento empreendedor vão realizar atendimentos personalizados e gratuitos aos participantes.

Também participaram da entrega do convite para a Feira do Empreendedor o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; a presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT) de Curitiba, Tatiana Turra, e o gerente do Sebrae-PR na regional Curitiba, Joailson Agostinho.

Serviço: Feira do Empreendedor Sebrae-PR 2023

Ingressos gratuitos pelo site do evento
Data: 14 a 17 de setembro (quinta-feira a domingo), 14h às 22h
Local: Viasoft Experience (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Campo Comprido)

*Com informações da Prefeitura de Curitiba