O 34º Congresso Brasileiro de Zoologia vai ser realizado em Curitiba, entre os dias 22 e 25 de agosto, no Campus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Paraná.

Um dos principais pontos do evento é discutir o manejo e controle de javalis. A ameaça mais significativa dessa espécie exótica ao meio ambiente e ao agronegócio é de ordem sanitária, por serem agentes causadores e transmissores de diversas doenças que afetam a suinocultura industrial, outras espécies e até a saúde humana.

Considerados invasores, eles causam perda da biodiversidade em escala global e representam um desafio para a conservação dos recursos naturais.

Segundo a coordenadora do Observatório Sistema Fiep, Ariane Hinça Schneider, o objetivo é promover a cooperação entre academia e indústria para que o conhecimento científico seja aplicado em ações de suporte à cadeia produtiva.

O Congresso também deve abordar o controle biológico de pragas em plantios florestais. Os plantios de eucalipto e pinus no Paraná, utilizados pela indústria madeireira, moveleira e de celulose e papel, sofrem ameaça de espécies de insetos, principalmente algumas variedades de vespas e formigas.