Neste sábado (19), Dia Nacional do Ciclista, Curitiba vai receber 250 bicicletas elétricas para a frota compartilhada. As novas bikes fazem a cidade alcançar 500 unidades disponíveis para aluguel, que agora estarão disponíveis em 50 estações na capital, no Centro, Batel, Água Verde, Bigorrilho, Portão e Juvevê.

Com esta entrega, a Prefeitura e a empresa Tembici completam 100% da frota do sistema de compartilhamento previsto para a cidade. A disponibilização das bikes começou há um mês, dia 17 de julho, quando 250 bicicletas estavam distribuídas em 20 estações da cidade.

Durante a inauguração, o prefeito Rafael Greca falou que os equipamentos estão reforçados com dispositivos de localização para evitar possíveis furtos. A ideia, segundo ele, é ampliar o número de bicicletas disponibilizadas para a população.

Os endereços onde as estações foram definidas acabaram sendo escolhidos em conjunto com a empresa que disponibiliza os equipamentos e técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba e da Superintendência de Trânsito. A superintendente responsável pela pasta, Rosângela Battistella, explicou como a cidade tem se adaptado para o novo meio de locomoção.

Para alugar as bicicletas é necessário baixar o aplicativo da empresa TemBici, que oferece o plano avulso, diário, mensal e anual. As viagens avulsas de até 15 minutos custam R$5,99 e o plano diário custa R$13,90 e oferece viagens ilimitadas de até 60 minutos.

Com informações de Brenda Niewiorowski