A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba anunciou nesta sexta-feira (30) que vai prorrogar a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Os índices de cobertura vacinal da capital paranaense estão de 34,43%, quando a meta estipulada é de 95%.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, foram distribuídas 89.748 doses da vacina para a cidade e apenas 30.903 foram aplicadas até agora. A secretaria informou que vai continuar aplicando os imunizantes no público-alvo até acabarem os estoques das 106 unidades de saúde, como explica o diretor do Centro de Epidemiologia, Alcides Oliveira.
Segundo o diretor de Epidemiologia da SMS, a baixa adesão está relacionada a desinformação sobre a doença, que foi erradicada do Brasil há 30 anos.
Nesta sexta, último dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite o Paraná chegou a 63% da imunização das crianças com idades entre 1 e 4 anos. 620.050 doses da vacina de poliomielite foram destinadas ao estado e 390.729 foram aplicadas. O governo federal não anunciou nova prorrogação da campanha e cabe agora aos municípios realizar ações para aumentar a cobertura vacinal.