Curitiba decidiu prorrogar a bandeira amarela, com medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19, por 15 dias. O novo decreto foi divulgado nesta quinta-feira (3) e tem validade até 17 de fevereiro.

Com a prorrogação das medidas segue valendo a regra de limitação de público, em que a ocupação não deve ultrapassar 70% da capacidade prevista no Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB). Também permanece a recomendação de priorização do trabalho remoto ou virtual como medida para reduzir o risco de infecção pelo coronavírus ou Influenza H3N2 no ambiente profissional.

Além das regras acima, todos os estabelecimentos devem cumprir o Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social de Curitiba e as orientações, protocolos e normas da Secretaria Municipal da Saúde e das demais secretarias e entidades competentes em relação à prevenção à Covid-19.

Com a proximidade do início do período letivo, o documento também reforça que as instituições de ensino públicas e privadas devem seguir cumprindo a legislação estadual, que atualmente está definida pela Resolução n.º 860, de 23 de setembro de 2021.

Em Curitiba, as instituições também deverão seguir o Protocolo da Secretaria Municipal de Saúde com orientações para que o retorno das aulas presenciais possa ocorrer de forma segura.

A decisão pela manutenção da bandeira amarela foi tomada pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde.