A Prefeitura vai reforçar os serviços de abordagem social e de acolhimento de pessoas em situação de rua durante este final de semana, até a madrugada de domingo (21). De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) a previsão é que nesse período as temperaturas mínimas chegem a 7ºC.
A FAS, Fundação de Ação Social (FAS), responsável pelas políticas da assistência social e do trabalho e emprego na capital, já realiza ações de abordagem todos os dias, mas essas ações intensificam os serviços da FAS. ação é executada pela Fundação de Ação Social (FAS). Essa é a terceira ação intensificada deste ano e a primeira dentro da Operação Inverno.
A abordagem social e no acolhimento vai acontecer todas as noites, das seis horas da tarde até uma hora da manhã. Nove equipes de educadores sociais vão percorrer a cidade buscando pessoas que procurarem os serviços, por meio da central 156, ou pessoas forem encontradas pelas equipes nas ruas e aceitarem atendimento, possam dormir protegidas nos abrigos do município.
Para aqueles que não aceitarem acolhimento e estiverem pouco agasalhados, vai ser feita a distribuição de cobertores. Os animais de estimação também serão transportados com seus tutores.
Atualmente a FAS tem 1.491 vagas de acolhimento em 32 unidades oficiais e parceiras. Entre elas, casas de passagem, hotéis sociais e unidades de acolhimento institucional. Nos acolhimentos, as pessoas em situação de rua podem dormir protegidas, além de receber alimentação, ter acesso a local e itens de higiene e roupas limpas.
E se você viu alguém desprotegido nas ruas, a orientação é que entre em contato com a Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156.
Redação com assessoria