A Prefeitura de Curitiba abre edital que prevê a contratação de empresa ou consórcio para executar as obras do Lote 2.3 do eixo estrutural do BRT Leste/Oeste. O valor estimado para o investimento é mais de R$ 45 milhões. A informação foi divulgada nessa segunda-feira (26).
A abertura das propostas será no dia 24 de junho de 2025, pela plataforma e-Compras da Prefeitura.
O trecho contemplado no edital abrange a canaleta exclusiva da Avenida Sete de Setembro, desde a Avenida Marechal Floriano Peixoto até a Rua Mariano Torres, no centro da cidade, e segue pela Avenida Presidente Affonso Camargo até as imediações da Rua Zeila Moura dos Santos, no Cristo Rei.
O pacote inclui também a reforma e ampliação das estações-tubo Eufrásio Correira, Mariano Torres e Rodoferroviária.
Segundo a prefeitura, entre os principais serviços previstos estão a execução de pavimento de concreto para o tráfego de ônibus biarticulados, requalificação das vias lentas com fresa e recape, melhorias nas calçadas com aplicação de piso tátil e rampas de acessibilidade, instalação de travessias elevadas para pedestres, modernização da iluminação pública, implantação de ciclovias ou ciclorrotas e adequações no sistema de drenagem.
Haverá ainda obras de paisagismo, novos mobiliários urbanos e melhorias na sinalização semafórica, vertical e horizontal. As intervenções vão viabilizar ultrapassagens de ônibus em alguns pontos e a passagem do novo Ligeirão Leste/Oeste. Estão previstas ações como o desalinhamento das estações na Eufrásio Correia, a ampliação da estação Rodoferroviária e o alargamento da pista exclusiva do BRT em frente à estação Mariano Torres.
SAIBA MAIS
O projeto do novo BRT Leste/Oeste faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba. Serão requalificados 20 quilômetros de infraestrutura para ônibus, com a reforma de 34 estações tubo e cinco terminais – entre eles, novos equipamentos no Capão da Imbuia e Campina do Siqueira. A modernização do sistema também prepara Curitiba para receber ônibus elétricos em seus principais corredores de transporte.
*Com informações da Prefeitura de Curitiba
Por: Leonardo Sieben, com supervisão de Joyce Carvalho
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]








