Nas últimas 24 horas, a capital paranaense não registrou nenhuma morte ocasionada por complicações da Covid-19. Além disso, a cidade conta também com o menor número de casos ativos da doença em mais de um ano, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba.

Nesta quinta-feira (31), eram 639 casos ativos, ou seja, de pessoas infectadas com potencial de transmissão do vírus. Um cenário bem diferente do que o vivido nos últimos meses, principalmente, com a circulação da variante Ômicron do vírus Sars-Cov-2.

Para o médico infectologista Moacir Pires Ramos, as flexibilizações vistas nos últimos dias, como a liberação do uso das máscaras de proteção, são o reflexo do momento vivido na cidade.

No entanto, ele pede cautela. Em outros países, o índice de infecção pela doença subiu nos últimos meses e as restrições voltaram.

Conforme a SMS, quase 90% dos curitibanos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Em relação à população com duas doses da vacina, o índice cai para 81%. Neste caso são consideradas as pessoas que demoraram a receber a primeira dose ou que não voltaram para a segunda dose.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, até esta quinta-feira, foram registrados na cidade 417.210 casos confirmados e 8.211 mortes pela doença.