A expectativa de vida da população paranaense cresceu, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a esperança de vida ao nascer passou de 78,2 anos em 2020 para 78,5 anos em 2021. Esses são dados do último levantamento divulgado pela entidade.
Em complemento a essa informação, um estudo do Ippuc comprova a projeção populacional para 2017-2040 feita pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), em 2018. A capital paranaense aparece com quase dois milhões de habitantes, 17,6% teriam 60 anos ou mais, em contrapartida, 17,07% seria crianças ou adolescentes de até 14 anos.

Com isso, diversas ações começaram a ser pensadas para atender o público da terceira idade.
Em Curitiba, foi recém-inaugurado nesta terça-feira (18), o espaço CEDIVIDA – Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa –, que tem a proposta de fornecer atendimento aos diversos campos de atuação para quem tem mais de 60 anos de idade, como explica Sheila Meneghetti, gerente de projetos da associação Amigos do HC, responsável pelo centro.

Para Leocádia Maria de Jesus Messias, de 72 anos, as atividades propostas, com artesanato, acesso a informática, rodas de interação, significam um novo olhar para a melhor idade.

Os serviços oferecidos devem atender cerca de 500 pessoas por mês no espaço CEDIVIDA. As atividades são todas gratuitas, segundo o superintendente do Amigos do HC, Edelcio Jacomassi.

O presidente da instituição, Claudio Shimoyama, ressalta ainda que os trabalhos são custeados com doações e voluntariado.

A estrutura física do CEDIVIDA fica na rua Agostinho Leão Junior, 320, no Alto da Glória, em Curitiba e a virtual, pode ser acessada em qualquer parte do estado, pelo www.cedivida.org.br.