Depois de mais de dois anos do início da pandemia da Covid-19, Curitiba registrou nesta terça-feira (12) o primeiro dia sem pacientes internados nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) destinadas ao atendimento de casos graves da doença.

Nos momentos mais críticos da pandemia, a cidade chegou a ter 548 leitos de UTI ativados pelo SUS para internamento de pacientes com sintomas respiratórios graves. Curitiba reduziu em 97% a necessidade desses leitos e hoje estão ativos 15, com 0% de ocupação.

Entre os leitos de enfermaria para pacientes com Covid-19, atualmente 50 estão ativos, com uma ocupação de 8%. Há 46 leitos vagos.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esclarece que os dados da ocupação de leitos em Curitiba são dinâmicos, com alterações ao longo do dia.

Nesta terça-feira, a SMS confirmou 180 novos casos de Covid-19 e a morte de morador da cidade, de 82 anos, em decorrência da doença. Ao todo foram registradas 8.216 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia.

A SMS lembra que as informações são dinâmicas e todos os óbitos por covid passam por intensa investigação. Assim é possível que o número de mortes notificadas em um dia possa sofrer alteração.

Com os novos casos confirmados, 418.824 moradores de Curitiba testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 410.133 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença. A cidade tem atualmente 475 casos ativos, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

Com informações da SMS