Curitiba agora conta com um programa de compostagem para a entrega de composteiras para uso doméstico. O programa faz parte de um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos.

A entrega das primeiras composteiras aconteceu nesta tarde de quarta (1°) e será realizada conforme são anunciados editais para a inscrição de interessados.

A Secretária Municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo, explicou que o objetivo é diminuir a quantidade de lixo orgânico nos aterros de Curitiba. Dessa forma o material que iria para o lixo se torna adubo e fertilizante que pode ser utilizado em jardins.

Também serão destinadas 431 composteiras a escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e outras unidades de educação da Prefeitura de Curitiba. O prefeito Rafael Greca disse que a ideia é que toda a população faça parte da campanha com o uso das composteiras.

Também foi assinado um decreto que criou o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos, que contempla todas as diretrizes, metas e programas da Prefeitura relacionados à gestão dos resíduos sólidos.

A Prefeitura disponibilizou um tutorial sobre como a população pode fazer compostagem. Confira neste link.

O COM-POS-TE Curitiba vai disponibilizar gratuitamente 1.100 composteiras.

CONFIRA O CRONOGRAMA DE ENTREGAS:

7/11 – Regional Tatuquara
10/11 – Regional Pinheirinho
14/11 – Regional Bairro Novo
17/11 – Regional Santa Felicidade
21/11 – Regional Fazendinha-Portão
22/11 – Regional CIC
24/11 – Regional Cajuru
28/11 – Regional Boa Vista
30/11 – Regional Boqueirão
1/12 – Regional Matriz