A prefeitura de Curitiba lançou uma campanha com o objetivo de presentear 1,9 mil crianças e adolescentes durante o Natal deste ano. A iniciativa irá contemplar menores atendidos pela Fundação de Ação Social (FAS). A campanha de doação segue até 11 de dezembro e os presentes serão entregues em uma festividade agendada para o dia 13 de dezembro, na sede da FAS.

Segundo a prefeitura, o objetivo é apadrinhar jovens que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e instituições parceiras. O projeto também atende crianças e adolescentes que estão acolhidos em unidades municipais, por estarem afastados das famílias por decisão judicial devido à violação de direitos.

As pessoas que quiserem realizar a doação, podem acessar o site da campanha. A primeira etapa é escolher a criança ou adolescente, pelo seu nome ou idade. Depois, é possível ver as opções de presentes indicadas pelos menores. O chefe de gabinete da FAS, Anderson Cristian Walter, explica como a iniciativa funciona.

O prazo de entrega dos presentes é determinado e deve ser efetuado em um dos pontos de coleta indicados no site. O representante da FAS aponta as localidades onde os presentes podem ser entregues, como, por exemplo, nos núcleos da fundação espalhados pelas regionais da capital paranaense.

No caso de a entrega não ser efetuada dentro do prazo, o sistema enviará um lembrete para o padrinho. Se porventura o presente não for encaminhado, a criança ou adolescente retornará para a lista da campanha.