Curitiba dá início, nesta terça-feira (18), aos testes com caminhões elétricos no serviço de coleta de resíduos sólidos urbanos de Curitiba. Os veículos de emissão zero de carbono serão apresentados às 15h30, durante evento no Horto Municipal do Guabirotuba.

Serão apresentados um caminhão equipado com caçamba coletora de resíduos de 15m³ da Volvo e um caminhão equipado com baú de coleta seletiva, do Lixo que não é Lixo, de 23m³ da empresa JAC Motors. Os dois veículos se juntam às ações e programas da prefeitura de Curitiba no enfrentamento às mudanças climáticas, que estão definidas no Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas – PlanClima. O plano possui a meta de neutralidade de carbono em 2050.

Curitiba também está comprometida em testar veículos elétricos para alcançar metas de emissão zero no transporte de carga, com apoio da Iniciativa Laneshift (parceria entre a rede C40 e The Climate Pledge).

A Iniciativa Laneshift, do The Climate Pledge, co-liderada pela Amazon e Global Optimism, em colaboração com a Rede C40 (Rede de Grandes Cidades para Liderança Climática), tem como objetivo combater as emissões de carbono do transporte rodoviário de carga.

Com informações a prefeitura de Curitiba