O equipamento foi instalado, em fase de teste, na Avenida Victor Ferreira do Amaral, próximo ao shopping Jockey Plaza, no bairro Tarumã, junto ao equipamento de fiscalização eletrônica que já faz a medição de velocidade dos veículos. O aparelho tem a capacidade de flagrar o excesso de barulho gerado nas ruas, principalmente por escapamento de carros e motocicletas que estão fora do padrão ou são customizados.
O aparelho foi desenvolvido pela empresa Perkons em parceria com a Superintendência de Trânsito (Setran). A instalação do equipamento faz parte das últimas ações da Semana Nacional do Trânsito e do Setembro da Mobilidade. A campanha tem como foco o pedestre e a adoção de tecnologias limpas de transporte.
O detector de ruídos capta imagens e áudios de carros e motos que estejam emitindo ruídos acima do permitido de forma automática.
A contadora Larissa Leodoro apoia a iniciativa da prefeitura da capital.
Outro morador da capital que também concorda com a colocação do radar é o funcionário público Fabio Santos.
Esse tipo de equipamento já é utilizado em alguns países da Europa. No Brasil, a iniciativa é inédita. Por ser uma Como uma novidade tecnológica no país, o aparelho não pode ser usado para aplicar multas, já que ainda necessita de homologação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e da regulamentação de órgãos como o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
De acordo com a prefeitura de Curitiba, entre outras ações com foco na sustentabilidade e na redução de ruídos no meio ambiente foram os testes com ônibus elétricos, que tiveram início neste mês em Curitiba, já que os veículos são silenciosos.
A Setran informou que a iniciativa atende solicitações que foram encaminhadas pela população que constantemente reclama do barulho provocado por carros e motos. Além disso, existem pedidos encaminhadas pela Câmara de Vereadores.