Criador de conteúdo e realizador de eventos de gastronomia, o portal Curitiba Honesta está completando 10 anos. Para comemorar, os empresários Sérgio Medeiros e Nilcéa Almeida realizam um almoço para amigos e parceiros comerciais, no dia 7 de outubro, na Casa Curitiba Honesta.

Na ocasião será apresentada uma retrospectiva de todos os 45 festivais gastronômicos realizados, como os sete de Carne de Onça e os 18 de Pão com Bolinho, além dos eventos pontuais, como Festival do Parmegiana, Circuito de Caipirinhas, Broa de Centeio e Linguiça Blumenau e Concurso Brasil Pizza.

O portal de gastronomia Curitiba Honesta foi fundado em 2013 por Sergio Medeiros e Nil Almeida, inicialmente como página do Facebook e site, indicando bares e restaurantes com bom custo benefício. O casal ia aos locais anonimamente, consumia, pagava a conta. Se achasse que o custo benefício era interessante, divulgava. Por ser quem escrevia as análises, Sergio Medeiros tornou-se um dos primeiros “influencers” de gastronomia de Curitiba.

Depois seis meses postando muito conteúdo e sem monetizar o projeto, Sérgio e Nil iniciaram os Festivais de Gastronomia. O primeiro foi o de “Pão com Bolinho”. O sucesso veio, participaram doze bares e todos lotaram durante o período do festival, muitos deles com filas na calçada. Dois meses depois foi a vez do 1º Festival de Carne de Onça. No total, 33 bares participaram.

Os festivais aumentam a frequência nos estabelecimentos participantes, principalmente levando novos clientes e, consequentemente, aumentando o faturamento. Diante desse sucesso, vários bares, como Canabenta e Barbaran participaram de todas as edições dos festivais de pão com bolinho e carne de onça, desde então.

Hoje os dois pratos estão presentes nos cardápios de cerca de 200 bares da cidade. Muitos turistas que vêm a Curitiba acabam provando. O Festival de Pão com Bolinho ocorre anualmente em março e novembro, sendo que a edição de março integra a programação do Festival de Teatro de Curitiba.

Carne de onça

Em 2013 Sergio Medeiros (foto acima) iniciou a pesquisa para que a carne de onça se tornasse patrimônio cultural imaterial de Curitiba. Em 2016, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade a lei (Lei Municipal: 14000928), sancionada pelo então prefeito Gustavo Fruet. Assim, a Carne de onça tornou-se a única comida típica de Curitiba, graças à iniciativa.

Agora o objetivo é ir mais longe. Sérgio e Nil, juntamente com outros dez empresários de gastronomia e apoio do Sebrae, fundaram a AAonça- Associação dos Amigos da Onça, da qual Sergio é diretor. Depois de seis meses de reuniões e muito trabalho, será encaminhada ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) a documentação para que a carne de onça se torne I.G. – Indicação Geográfica de procedência, título valorizado mundialmente.