No mundo dos negócios, a figura mitológica é referência a um grande feito. Uma empresa unicórnio nada mais é do que aquela que conseguiu algo tão difícil quanto encontrar a criatura mítica: ser avaliada em 1 bilhão de dólares antes de abrir seu capital em bolsas de valores.

Em Curitiba três empresas apenas fazem parte deste mundo. Uma delas é o Olist, que recebeu o título nesta semana. Um presente para este fim de ano.

Criada em 2015, o Olist oferece serviços de e-commerce, uma espécie de “marketplace dos marketplaces”, para colocar pequenos vendedores em grandes vitrines on-line, como Mercado Livre, Americanas.com e Submarino.

Tiago Dalvi, CEO da unicórnio Olist conta que a empresa recebeu o investimento liderado por um fundo americano.

Desde 2019, a empresa integra o Tecnoparque, programa de fomento da Prefeitura que oferece redução de 5% para 2% no Imposto Sobre Serviços (ISS) a empresas que investem em tecnologia e inovação na capital.

A MadeiraMadeira também recebe o benefício do município. Daniel Scandian, CEO da empresa explica que o título veio no início deste ano. Um reconhecimento por 12 anos de muito trabalho. Para o próximo ano a expectativa de que o varejo cresça, e que outros aportes sejam concretizados.

Um mercado dinâmico, que segue tendência mundial. As empresas unicórnios geram oportunidades, crescimento como um todo e movimentam a economia regional, segundo Allan Costa, especialista em tecnologia.

A tendência para 2022 é de muito crescimento para este nicho de mercado.

O Tecnoparque é vinculado à Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Segundo Marlon Cardoso, coordenador técnico do programa Tecnoparque, atualmente, 99 empresas são beneficiadas pelo programa, que geram 15,6 mil empregos e faturam R$ 5,7 bilhões.