Neste dia 27 de abril é comemorado o Dia Internacional da Conscientização sobre o ruído. Em Curitiba, a data vai ser lembrada com o lançamento do Movimento Contra a Perturbação do Sossego, que reúne vítimas, lideranças comunitárias e profissionais de várias áreas.
Um dia para pensar sobre a perturbação do sossego. Esse é o propósito do movimento que reúne membros de Conselhos Comunitários de Segurança, empresários de diferentes setores, profissionais liberais de várias áreas e da segurança pública de vários bairros da capital.
A data escolhida, esta quarta-feira (27) é uma alusão ao Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, instituído em 1996 pelo Centro de Audiência e Comunicação de Nova York. A jornalista Valéria Prochmann (Prókman), que é presidente do Conselho de Segurança do Centro Cívico explica a importância do silencio.
As aglomerações estão no topo dos motivos que levam as pessoas a ligarem para o Centro de Operações Policiais Militares.
Canal de denúncias
Um canal de denúncias foi montado no Facebook, com o nome “Movimento Contra a Perturbação do Sossego” para que as vítimas e apoiadores compartilhem situações que vivenciam, deem sugestões e postem imagens dos locais onde as ocorrências acontecem. O capitão Ronaldo Gourlart, que integra o grupo, esclarece que há limites para a liberdade de expressão.
As denúncias podem ser feitas de várias formas.