Atletas e praticantes de patinação artística de Curitiba ganharam um espaço exclusivo na cidade para os treinamentos. Nesta quinta-feira (29) foi inaugurada na capital a primeira arena pública coberta de patinação artística do país. O espaço fica na Praça Antonio Bertoli, em Santa Felicidade, e ocupa uma área de 880 metros quadrados, de uma antiga quadra poliesportiva subutilizada e alvo de vandalismo.

Manuela Nakano é atleta e tem 15 anos. Há cinco escolheu o esporte. Já representa o Paraná e o Brasil em competições nacionais e internacionais. Em 2018, foi campeã paranaense e teve bons resultados em competições nacionais e internacionais, incluindo um ouro no promocional pan-americano de grupos em Bogatá. Mas, este ano está sendo especial. A arena vai ser seu local de treinamento a partir de agora.

Durante a solenidade também foi feita a assinatura de um termo de cooperação entre a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e a Associação de Pais e Amigos dos Patinadores Artísticos de Curitiba (Apac). A medida garante que toda a comunidade possa utilizar o espaço, como explica o Secretário Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr.

O Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, afirma que, além da formação de atletas, o espaço vai sediar eventos, como o de Natal.

A Associação de Pais e Amigos dos Patinadores Artísticos de Curitiba (Apac) tem hoje 80 atletas na patinação artística, alguns incentivados pelo município. Vários deles já foram convocados para a seleção brasileira e têm medalhas em diversas modalidades em competições nacionais e internacionais.