Nesta terça-feira (25), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba faz repescagem da vacinação contra Covid-19 para crianças e adolescentes nascidos até 31 de dezembro de 2011, com imunizantes da Coronavac.
Assim como a capital outras cidades do Paraná já anunciaram o início da vacinação de crianças com este imunizante. Maringá iniciou nesta segunda-feira a aplicação de Coronavac nos pequenos. A vacinação segue hoje para os maiores de 8 anos.
Na última sexta-feira (21) o Ministério da Saúde incluiu o imunizante da Coronavac no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), com a orientação de que não seja aplicado em imunocomprometidos.
A Coronavac só pode ser aplicada, segundo o Ministério, em crianças acima de seis anos, diferente da vacina da Pfizer, que é recomendada a partir de cinco anos.
De acordo com a médica pediatra Heloísa Giamberardino, do Hospital Pequeno Príncipe, a vacina da Coronovac usa a mesma tecnologia do imunizante contra a gripe influenza.
Ter mais uma opção de vacina contra a Covid-19 para as crianças é importante para o aumento da imunização da faixa etária. A médica reforça: os pais não devem escolher. A melhor vacina é a que está disponível.
A pediatra destaca que as vacinas de todos os laboratórios são seguras, eficazes e aprovadas pela Anvisa. Não há o que temer.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deve receber nesta terça-feira (25) o terceiro lote de vacinas da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, com 95.200 doses. Desde o início da vacinação infantil, há 10 dias, o Estado já recebeu 131 mil doses pediátricas, para a imunização de cerca de 1,075 milhão de crianças.
Outras 118.280 vacinas CoronaVac devem ser enviadas também nesta terça (25).