Na próxima semana, de segunda (16) a sexta-feira (20), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba estenderá até 20h o horário de vacinação em dez unidades de saúde (uma em cada distrito sanitário do município). Fechando a semana que vem, no sábado (21), a secretaria fará o segundo Dia D de vacinação de 2023, das 9h às 15h, em 29 unidades de saúde.
Terão horário estendido de segunda (16) a sexta-feira (20) as seguintes unidades: Mãe Curitibana, Vila Hauer, Tingui, Monteiro Lobato, Vila Guaíra, Santa Felicidade, Oswaldo Cruz, Ipiranga, João Cândido e Iracema.
Para o Dia D, no sábado (21), serão 29 unidades abertas exclusivamente para vacinação.
O objetivo das duas ações é oportunizar aos moradores de Curitiba horários alternativos para que todos coloquem a carteira de vacinação em dia. Serão oferecidas vacinas do calendário de rotina, anticovid e contra a gripe. Além dos horários especiais de vacinação na próxima semana e do dia D, a SMS permanece ofertando a vacinação nos horários regulares de atendimento em 103 unidades de saúde.
Vacinas de rotina
Serão ofertadas as vacinas de rotina, entre elas: hepatite B, pentavalente, VIP/VOP (pólio), rotavírus, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumo 10, meningo ACWY e DTP (tríplice bacteriana), aplicadas conforme recomendação do Calendário Nacional de Vacinação.
Vacina BCG
A vacina BCG será aplicada nas 29 unidades de saúde que abrem no Dia D (sábado, 21/10).
Nas dez unidades que estenderão o horário de atendimento até as 20h, a aplicação deste imunizante será conforme o cronograma a seguir: segunda-feira (16) nas unidades Oswaldo Cruz e Vila Guaíra; terça-feira (17) nas unidades Tingui e Ipiranga; quarta-feira (18) nas unidades Monteiro Lobato e Vila Hauer; quinta-feira (19) nas unidades Mãe Curitibana e João Cândido; e sexta-feira (20) nas unidades de saúde Iracema e Santa Felicidade. O cronograma visa a otimização do uso dos frascos deste imunizante.
Vacina contra a covid-19
A vacina contra a covid-19 também será oferecida para todos os públicos já convocados.
Para bebês de 6 meses a menores de 5 anos são recomendadas três doses. Pessoas com cinco anos ou mais devem tomar duas doses e um reforço.
No caso de pessoas com 18 anos ou mais, imunossuprimidos com 12 anos ou mais, gestantes e puérperas com 12 anos ou mais, pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais, acamados com 12 anos ou mais, indígenas com 12 anos ou mais, o reforço é feito com a vacina bivalente.
Vacina contra a gripe
A SMS também recomenda que todos os curitibanos convocados e que ainda não tomaram a vacina contra a gripe este ano aproveitem os horários alternativos para receber o imunizante.
A vacina ajuda a reduzir a circulação do vírus influenza (gripe) e o risco de agravamento em caso de contaminação.
O imunizante contra a gripe está disponível em Curitiba para todos com 6 meses ou mais, que ainda não receberam nenhuma dose este ano.
Balanço
Em 2023, a SMS já ofereceu unidades com horário estendido para vacinação em duas ocasiões e promoveu um Dia D, em que as unidades abriram aos sábados. Somando as vacinas feitas somente nestas ações em 2023, as equipes da SMS aplicaram 17 mil doses de imunizantes.
Com informações da Prefeitura de Curitiba.