A campanha do Dia D de Multivacinação acontece neste sábado (20) em 19 unidades de saúde da capital paranaense. Essa foi a terceira ação que a Secretaria Municipal de Saúde realizada em menos de 3 meses, para que os moradores de Curitiba, de todas as idades, tenham mais uma oportunidade de colocar a carteira vacinal em dia.

E foi exatamente isso que fez a aposentada Dirce Teresinha Kresko, que além de atualizar a própria carteira de imunização, ainda trouxe filha e netos, de três e seis anos, para completar o calendário vacinal e assim proteger toda a família.

Essa foi a mesma preocupação de Jaqueline Eri Kodama, ao levar o filho de 11 anos, para completar a carteira vacinal com os imunizantes que constam no calendário municipal de vacinação.

Para Fernanda Maurer Balthazar, que estava na fila da Unidade de Saúde Vila Guaíra com a filha de apenas um aninho para receber vários imunizantes, vacinar é uma responsabilidade social.

Os relatos dessas mães traduzem o objetivo da campanha de multivacinação da prefeitura de Curitiba com o slogan “Quem Ama, Vacina”, para reforçar a importância e incentivar a imunização, já que alguns indicadores mostram taxas abaixo da média recomendada pelo Ministério da Saúde para algumas doenças, como sarampo e poliomielite.

Esse foi o terceiro Dia D de imunização em um menos de três meses e seguiu orientação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, lançada pelo Ministério da Saúde. No primeiro Dia D, em 11 de junho, foram aplicadas 19 mil vacinas. Já no segundo Dia D, realizado em 23 de julho, foram 15,2 mil aplicações.

A superintendente de gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Flávia Quadros, explica que foram enviadas mais de 65 mil notificações para os moradores de capital.

Outra orientação da Secretaria de Saúde é sobre a possibilidade de receber no mesmo dia mais de uma vacina que estiver pendente, inclusive a vacina anticovid. Todas as vacinas do Dia D são ofertadas continuamente nas 107 Unidades de Saúde da capital paranaense.

Além do Dia D de Multivacinação, entre 22 e 26 de agosto, a Secretária de Saúde de Curitiba vai estender o horário da vacinação até as 21h, em cinco unidades de saúde, para facilitar o acesso da população fora do horário comercial.

Todas as vacinas do Dia D também são ofertadas continuamente nas 107 Unidades de Saúde da capital paranaense.

Confira os endereços dos locais de Multivacinação com horário estendido de 22 a 26 de agosto, das 8h as 21h:

Distrito Sanitário Boa Vista
Unidade de Saúde Bacacheri
Avenida Erasto Gaertner, 797 Bacacheri

Distrito Sanitário Boqueirão
Unidade de Saúde Hauer
Rua Waldemar Kost, 650 – Hauer

Distrito Sanitário Matriz
Unidade de Saúde Mãe Curitibana
Rua Jaime Reis, 331 – Alto do São Francisco

Distrito Sanitário Pinheirinho
Unidade de Saúde Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

Distrito Sanitário Santa Felicidade
Unidade de Saúde Santa Felicidade
Via Veneto, 10 – Santa Felicidade