Curitiba é uma das capitais com as melhores avaliações sobre os serviços públicos e também sustentabilidade no Brasil. É o que mostra a última pesquisa sobre qualidade do serviço público, da organização Agenda Pública.

O levantamento foi realizado com mais de 3 mil pessoas nas 10 maiores capitais do país com o objetivo de checar quais cidades estão mais próximas dos “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” da ONU. Essa meta engloba diversas áreas, como educação e saúde; lazer e bem-estar e também erradicação da pobreza.

A capital paranaense teve apenas 25% de avaliações negativas sobre o trabalho da prefeitura com a educação e 35% de respostas neutras. Já em relação a saúde pública, 28% dos entrevistados afirmaram que a cidade tem feito o suficiente, enquanto que 29,2% disseram que não e 42,9% não souberam afirmar.

Em Curitiba, os índices foram melhores em relação a políticas de combate ás mudanças climáticas, com 51,9% respondendo que enxerga ações do município em favor do meio ambiente.

Para diretor executivo da organização, Sergio Andrade, o trabalho descentralizado no município e a comunicação com a população são fatores que estão presentes na capital paranaense e auxiliam nos índices melhores.

Ainda assim, alguns pontos que são destaques em outras cidades brasileiras merecem melhorias na capital paranaense. De acordo com a pesquisa apenas 34% concordam que a cidade está promovendo a igualdade de gênero e a inclusão social.

Os dados também chamam a atenção para a falta de informação sobre os temas em grande parte da população. Em grande parte dos municípios a resposta “não concordo nem discordo” obteve porcentagens maiores do que o número de avaliações negativas ou positivas, o que reflete desconhecimento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Em 2015 a Assembleia Geral da ONU estabeleceu 17 objetivos. Além da igualdade de gênero, as metas incluem outros temas como garantir educação de qualidade; disponibilizar o saneamento básico para toda a população; tornar as cidades locais sustentáveis que preservam o meio ambiente; e tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas.