Somente nesta quarta-feira (11), foram registrados 20 incêndios em vegetação em Curitiba e nas cidades da Região Metropolitana. As informações foram obtidas no site do Corpo de Bombeiros. O município que contabilizou mais ocorrências foi São José dos Pinhais, com cinco situações que mobilizaram equipes da Corporação. Em Curitiba, Araucária, Fazenda Rio Grande, Mandirituba e Piraquara, foram registrados dois incêndios em cada cidade.
Nos municípios de Campina Grande do Sul, Campo Largo, Balsa Nova, Piên e Rio Branco do Sul houve um registro de incêndio em cada local.
Em todo o estado, foram contabilizadas 179 ocorrências de incêndio em vegetação, nesta quarta-feira. Desde o começo do ano, o Corpo de Bombeiros registrou 11.309 ocorrências.
SAIBA MAIS:
-
Paraná libera fundo de R$ 5 milhões para municípios em situação de emergência
-
Paraná está em alerta para os impactos da seca e também das queimadas na agricultura
-
Paraná anuncia investimento de R$ 24 milhões para ações de combate a incêndios florestais
As queimadas podem acontecer por eventos naturais ou por ação humana. Em ambas as situações, um incêndio em área de mata pode causar sérios danos nos locais atingidos e gerar graves prejuízos ambientais, sociais e econômicos.
Atualmente, o Paraná enfrenta um período de estiagem. Essa situação preocupa e agrava ainda qualquer incêndio que ocorra, pois em razão do tempo seco, o fogo se alastra com mais facilidade e pode dificultar o controle das chamas.
A capitã do Corpo de Bombeiros, Luisiana Guimarães, falou que muitos incêndios são causados por ação do homem.
Luisiana Guimarães fez algumas orientações e alertas para a população.
Quem provoca incêndio em floresta ou em áreas de vegetação está sujeito às penalidades previstas na lei, como reclusão de dois a quatro anos e multa.