A tecnologia na ponta dos dedos tem movido muitos projetos de infraestrutura urbana no Brasil. Com o Leilão do 5G no país, a expectativa é de que cidades que já possuam uma rede inteligente saiam na frente. Desta forma, Curitiba, que é a única capital a participar do projeto-piloto Conecta 5G, pode ter uma pequena demonstração desta revolução digital.

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, explica como a implantação de antenas na iluminação pública deverá ajudar a ampliar a rede 5G na cidade.

Para o especialista em o advogado e especialista na área de infraestruturas de telecomunicações e 5G, Ericson Scorsim, a população deverá ser impactada das mais variadas formas com a propagação da rede.

O projeto Conecta 5G deverá ser implantado até o fim do primeiro trimestre de 2022 em Curitiba e nas cidades de Ceará-Mirim (RN), Petrolina (PE), Araguaína (TO) e Jaraguá do Sul (SC). O programa terá duração de 36 meses e cerca de R$10 milhões serão investidos para a sua implantação.