Um mapa apresentado pela Fiocruz em mais uma edição do Boletim Infogripe mostra que Curitiba é a capital brasileira com maior aumento na incidência da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Segundo o levantamento, as ocorrências estão relacionadas a três principais vírus respiratórios, a influenza A, conhecido como vírus da gripe, o Vírus sincicial respiratório, que atinge principalmente as crianças e a Covid-19.

O boletim, que registrou dados entre os dias 15 e 21 de maio, mostra uma tendência de alta, mesmo com uma desaceleração nas semanas anteriores. Os pesquisadores afirmam que isso pode estar relacionado as baixas temperaturas enfrentadas na região sul nas últimas semanas é o que acredita também Moacir Pires Ramos, infectologista e epidemiologista do Centro de Pesquisa e Inovação da Unimed.

Segundo o boletim em Curitiba, o número de casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) subiu de 36 registros para 211 na última semana. O aumento considerado é de 486%. Desta forma, a recomendação é para que as pessoas sigam se imunizando e utilizem a etiqueta respiratória diariamente.