Curitiba é a 6ª cidade do país com maior porcentagem de moradores em situação de rua. São 3,4 mil pessoas, 1,5% da população total da capital. No recorte por estado, o Paraná está em 4º lugar no ranking nacional, com 13,3 mil moradores em situação de rua, com porcentagem de 5,7%.
Os dados são de relatório divulgado nesta quinta-feira (14) pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). O documento traz informações referentes à população em situação de rua do país a partir dos dados disponíveis nos cadastros e sistemas nacionais.
Jucimeri Isolda Silveira, professora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH) e do curso de Serviço Social da PUCPR, Doutora em Serviço Social e mestre em Sociologia, afirma que há uma confirmação da complexidade da situação.
A especialista chama a atenção também para a condição da população de rua e o fato de preferirem seguir assim.
Há também uma questão de invibilidade das demandas, segundo Jucimeri.
O diagnóstico aponta que, do total de mais de 236 mil pessoas vivendo nas ruas das cidades brasileiras, 62% estão na região Sudeste, sendo o Distrito Federal a unidade federativa com maior percentual, 3 entre mil pessoas vivendo nas ruas. Os 10 municipios com maior porcentagem de moradores em situação de rua, representam 48% de toda essa população no Brasil.