Curitiba completa nesta semana a convocação do grupo das crianças de 3 e 4 anos para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Nesta segunda-feira (1º) e na terça-feira (2), 12,2 mil na faixa de 3 anos podem se vacinar. A convocação é escalonada por mês e ano de nascimento (cronograma abaixo).
A vacinação contra a Covid-19 continua aberta também para as pessoas dos demais públicos já convocados e que ainda não compareceram para receber a 1ª dose, 2ª dose ou doses de reforço.
A vacinação é realizada em 107 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para crianças até 11 anos, a exceção é a Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, que aplica as doses apenas em adolescentes, adultos e idosos. Veja os locais de vacinação no site Imuniza Já Curitiba.
A partir da próxima quarta-feira (3), todas as crianças que forem completando 3 anos também devem ser levadas para receber a primeira dose do imunizante.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou a convocação das cerca de 44,5 mil crianças de 3 e 4 anos em 22 de julho, seguindo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO), do Ministério da Saúde. Para o público de 3 e 4 anos, a vacina utilizada é a coronavac, com esquema vacinal em duas doses, com intervalo de 28 dias entre as aplicações.
Vacinação simultânea
Além da dose do imunizante contra a Covid-19, está sendo ofertada também a vacina contra a gripe (vírus influenza), que pode ser aplicada simultaneamente, no mesmo dia da vacina anticovid. Não há mais necessidade de intervalo de 15 dias entre os imunizantes.
Também é possível receber outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização que estejam em atraso. A consulta sobre imunizantes pendentes pode ser feita pelo Aplicativo Saúde Já Curitiba (site ou aplicativo), acessando a aba “Carteira de Vacinação” no item “Pendentes”.
O vice-diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe (HPP), Victor Horácio de Souza Costa Júnior, reforça a importância da imunização dos pequenos.
Recomendações
Pessoas que tiveram Covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem o completo reestabelecimento.
Novo chamamento
– 1ª dose – 3 e 4 anos
1º/8 (segunda-feira) – Crianças nascidas entre janeiro e março de 2019; e repescagens
2/8 (terça-feira) – Crianças nascidas entre abril e 2 de agosto de 2019; e repescagens*
A partir de 3/8, todas as crianças que forem completando 3 anos também devem ser levadas para receber a primeira dose do imunizante.
Repescagem contínua
As repescagens ofertam a vacina para os grupos já convocados, da seguinte forma:
– 1ª dose:
Pessoas nascidas até dezembro de 2018 (com mais de 3 anos e 5 meses de idade) e crianças imunossuprimidas de 3 e 4 anos;
– 2ª dose:
Pessoas com 5 anos ou mais;
– 1º reforço:
Pessoas com 12 anos ou mais;
– 2º reforço:
Pessoas imunossuprimidas com 12 anos ou mais
Profissionais de saúde
Pessoas de 18 a 39 anos vacinadas na 1ª dose com Janssen
Pessoas com 40 anos ou mais vacinadas com imunizante e qualquer marca na 1ª dose
– 3º reforço:
Pessoas imunossuprimidas 60 anos ou mais
Pessoas com 40 anos ou mais vacinadas com Janssen na 1ª dose do início do esquema vacinal.
Importante: Para receber a 2ª dose ou as doses de reforço, é necessário ter completado o intervalo mínimo recomendado, que varia conforme a marca do imunizante já recebido e o grupo que a pessoa faz parte.