O Paraná tem 3,2 médicos para cada mil habitantes, segundo números divulgados por um estudo demográfico elaborado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Os índices foram apresentados nesta segunda-feira (8) e indicam que o estado conta, hoje, com 37,1 mil profissionais da área.

No comparativo com o estudo divulgado em 2011, os índices apontam aumento de 96% na quantidade de médicos no Paraná. Há 13 anos, o Paraná tinha 18,9 mil profissionais. A taxa para cada mil habitantes era de 1,8 médico.

O estado conta com 19,7 mil médicos e 17,4 mil médicas. A média de idade dos profissionais é de 43,5 anos e, a média de tempo de formado chega a 17,3 anos. Porém, quantidade considerável dos médicos atua na capital, sendo 15,9 mil, ou o correspondente a 43% do total.

No interior, são 21,2 mil médicos para 9,6 milhões de habitantes. Com isso, a capital tem na média de densidade de especialistas muito maior que no interior do estado. A professora do curso de Medicina da Universidade Positivo, Mariane Rigo, explica os principais motivos dessa diferença na distribuição.

A cidade de Curitiba tem 8,8 médicos para cada mil pessoas. No interior, a taxa é de 2,1 por mil habitantes. A pesquisa apontou que a maioria dos médicos é especializada em alguma área, o equivalente a 20,9 mil, enquanto que 16,2 mil não são especialistas.

O estudo também analisou o panorama brasileiro e indicou que o Brasil tem quantidade recorde de médicos. Hoje, o país tem 575 mil médicos ativos, o que corresponde a 2,8 profissionais de saúde para cada mil habitantes, a maior média registrada.