Curitiba começa, na próxima segunda-feira (17/1), a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com imunossupressão que já completaram quatro meses de intervalo após terem recebido a dose de reforço. A medida faz parte da norma técnica do Ministério da Saúde.

Segundo estimativa da Secretaria Municipal da Saúde, 5.222 pessoas estarão elegíveis para receber a dose extra na próxima semana. São pessoas imunocomprometidas com 18 anos ou mais que receberam a terceira dose entre 17 e 23 de setembro.

De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão de recomendar uma segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas imunocomprometidas foi motivada pelas novas evidências científicas que apontam uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo.

Segundo a secretaria de saúde, essa segunda dose de reforço amplifica a resposta imunológica, oferecendo maior proteção, especialmente para a população imunossuprimida, que pode já não apresentar uma resposta vacinal adequada.

Os elegíveis para receber a quarta dose de imunizante contra a Covid-19 serão convocados pelo aplicativo Saúde Já, receberão uma mensagem de alerta pelo aplicativo informando o direito à dose extra e a data da aplicação.

Quem não puder comparecer na data da convocação poderá buscar os pontos de vacinação para receber a vacina na repescagem contínua.

A recomendação do ministério é que para a dose extra deverá ser utilizada preferencialmente a vacina da Pfizer, de tecnologia de RNA mensageiro. De maneira alternativa, poderá ser aplicada vacina de vetor viral, da Janssen ou AstraZeneca.