Na cidade de Curitiba, quase seis milhões de passagens foram pagas pelos cartões de débito e crédito nos veículos do transporte coletivo na capital. A medida foi implementada em março de 2022 e, desde então, o modelo de pagamento representa 8% das passagens de ônibus.

O índice é ainda maior quando considerado o uso do cartão-transporte. Cerca de 78% dos pagamentos utilizam o modelo que dispensa o dinheiro e as moedas. Na cidade, de 254 linhas de ônibus, 205 utilizam apenas o cartão como forma de pagamento.

O modelo por cartões e até celulares funciona por aproximação. O usuário não precisa digitar senha ao embarcar nas estações ou ônibus de transporte, mas é necessário utilizar um cartão que tenha a tecnologia de pagamento à distância.

Em Curitiba, 5,72 milhões de passagens foram adquiridas com o cartão de crédito. A maior preferência dos usuários é pelo sistema de débito, com 50,5%, enquanto que o crédito corresponde a 49,5%. A expectativa é que o índice para cartões no pagamento no transporte coletivo atinja 10% ao longo de 2023.

A prefeitura informou que medida tem ajudado a diminuir, inclusive, o índice de assaltos nos ônibus. Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), houve queda de 87% na quantidade de roubos de passageiros após a implementação do novo sistema.

Por: Bruno de Oliveira