A prefeitura de Curitiba anunciou o envio de medicamentos, insumos e ambulâncias para o litoral do estado como apoio aos municípios que enfrentam um surto de gastroenterite em meio a já desafiadora alta na demanda por atendimento, característica da temporada de verão.
Para o município de Matinhos, foi definido o repasse de frascos de álcool 70, cateteres intravenosos para a administração de soro e de medicamentos além de quatro tipos de remédios, como anti-inflamatórios.
De acordo com o prefeito Eduardo Pimentel (PSD), serão enviadas mais de cinco mil unidades de remédios para o tratamento de pacientes, reforçando as iniciativas que tem sido tomadas para evitar que a crise sanitária se torne ainda mais aguda nas praias.
A ação de apoio ao litoral inclui ainda o empréstimo de ambulâncias da frota reserva de Curitiba para os municípios de Matinhos e Guaratuba. A primeira recebeu três ambulâncias do Samu, a segunda, mais duas de Suporte Básico. Os veículos devem permanecer no litoral enquanto durar a crise sanitária e o empréstimo não representa desfalque para o atendimento na capital, segundo a prefeitura.
Guaratuba recebeu ainda uma terceira ambulância, enviada pela Secretaria de Estado da Saúde. De acordo com o município, os equipamentos devem proporcionar mais agilidade no atendimento às emergências, garantindo suporte eficiente à população e aos turistas.
O aumento no número de casos de viroses gastrointestinais já havia motivado o anúncio de reforço no atendimento de saúde nas praias. Segundo o secretário estadual, Beto Preto, o governo segue atento à situação e as tendas para atenção a esses casos estarão abertas em breve.
De acordo com a SESA, as unidades serão compostas por dois consultórios médicos que funcionarão 24 horas, com capacidade para atender 250 pacientes ao dia. A estrutura deve permanecer disponível até o fim do carnaval.
Por Cristina Seciuk








