Curitiba completa 331 anos nesta sexta-feira (29). A cidade, que não foi a primeira capital do estado, entrega hoje um símbolo de preocupação com o meio ambiente, modernidade e simpatia. Sim, a cidade sorriso tem uma certa fama pelo seu povo ser chamado de fechado, mas certamente essa história não passa de uma lenda.
A reportagem da CBN Curitiba esteve em um dos principais pontos turísticos da capital e comprova: os curitibanos são simpáticos e ainda apaixonados pela cidade.

O gerente de projetos Bruno Alberto que o diga, para ele o Jardim Botânico representa muito bem a cidade, e foi por isso que ele escolheu tatuar a famosa estufa do parque na pele.

O gaúcho Elio Faccin também criou um amor por Curitiba, depois de vir a trabalho, ele e a esposa acabaram adotando a cidade e hoje vivem a aposentadoria por aqui.

A esposa de Elio, Rosa Maria da Silva, diz que a cultura de cuidado que o povo tem, com a conservação dos espaços públicos, ainda chama atenção.

Cleusa Marchiorato é curitibana e conta que quase que diariamente aproveita sua aposentadoria para passear pela cidade.

Mas para além do Jardim Botânico, existem muitas atrações, principalmente verdes, que chamam atenção. Para Eloi Marchiorato o pôr do sol do parque Tanguá é inigualável.

Para quem é de fora, a Linha Turismo da capital dá uma ajuda para escolher o favorito, passando por 26 pontos turísticos da cidade, entre eles teatros, parques, praças e prédios históricos.

E neste fim de semana tem ainda uma programação completa para comemorar o aniversário da capital. De cinema a encenação ao ar livre, o ouvinte pode conferir essa programação no site da CBN Curitiba, com destaque para a o espetáculo Evocação para Curitiba, que conta a história da fundação da cidade. ele acontece hoje a noite, às 19h30, e também no sábado e domingo, o mesmo horário, no passeio público.