Apenas no primeiro dia da Operação Vazadas a polícia já conseguiu prender quatro criminosos ligados ao furto de cargas em Paranaguá, no litoral paranaense. A cidade portuária é conhecida pelas frequentes ações apelidadas de “vazadas”, quando bandidos abrem a tampa de caminhões e escoam parte da carga na pista para ensacar clandestinamente e revender para interceptadores. O Tenente Alexandre Lima, da Polícia Militar, conta que este crime é frequente, já que só neste ano foram registrados 237 furtos a cargas de caminhão na cidade.

A operação conta com integrantes da PM, da Polícia Rodoviária Federal e também da Guarda Municipal de Paranaguá e segue até sexta-feira (16). Segundo a Portos do Paraná, mais de 290 mil caminhões carregados de grãos passaram pela área portuária este ano e cerca de mil toneladas foram furtadas de janeiro a agosto, de acordo com a PM.

Por conta do alto índice de crimes na área portuária, a região teve o reforço da Força Nacional, que chegou em maio, autorizada por uma portaria assinada pelo governo federal, e deve permanecer até novembro na cidade.