Criminosos estão utilizando mensagens por celular para aplicar golpes usando o nome do programa Nota Paraná. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).
Segundo o governo estadual, os golpistas enviam mensagens aleatórias pelo WhatsApp para consumidores informando que existe um prêmio a ser recebido, além de eletroeletrônicos.
No entanto, a secretaria ressalta que o programa Nota Paraná não realiza sorteio de eletrodomésticos e que os ganhadores de prêmios superiores a R$ 20 mil recebem contato por ligação telefônica, e a coordenação do programa agenda data e local para a entrega dos valores.
Além disso, o programa realiza sorteios mensais em dinheiro e de vouchers pelo do Paraná Pay, que podem ser usados em estabelecimentos do setor do turismo cadastrados no sistema.
A Secretaria de Estado da Fazenda afirma ainda que os consumidores que tiverem dúvidas sobre a premiação, podem acessar o aplicativo Nota Paraná, informando CPF e senha, para conferir se foi sorteado e tem direito a algum prêmio.
As dúvidas também podem ser tiradas por telefone. Em Curitiba e região, o número para ligação é o (41) 3200-5004. Para outras cidades, o contato pode ser feito pelo 0800-644-0934.
Pessoas que, eventualmente, tenham caído no golpe, devem procurar a Polícia Civil para registrar o boletim de ocorrência.