No Paraná, o índice de crimes contra a dignidade sexual aumentou 17,84% em um ano, segundo números divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP). No primeiro trimestre deste ano, foram registradas 2.874 ocorrências, contra 2.439 no mesmo período do ano passado.

De janeiro a março de 2023, Curitiba foi a cidade que mais registrou ocorrências do tipo, com 359 crimes, e um aumento de 2,87% em relação ao ano passado. Em segundo lugar, ficou São José dos Pinhais, com 409 casos e um aumento de 15,86% em relação ao ano anterior.

Os indicadores mostram ainda que houve um aumento de 435 casos de crimes contra a dignidade sexual em apenas um ano. A cidade com o maior aumento percentual de casos de crimes do tipo foi União da Vitória, com 82,76% de aumento no primeiro trimestre deste ano comparado com o primeiro trimestre do ano passado.

Para evitar que casos do tipo aumentem, o Ministério Público do Paraná (MPPR) criou uma iniciativa, em maio, para conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos de violência sexual. Na iniciativa, alunos do 4º ano e 5º ano são orientados a agir contra crimes sexuais.

O promotor de Justiça David Kerber de Aguiar falou sobre a importância da ação realizada em 67 comarcas do Paraná. A ideia é mostrar como a promotoria de Justiça está para auxiliar professores e alunos no combate à violência sexual.

Os crimes contra a dignidade sexual incluem o estupro, a violação sexual mediante fraude, o assédio sexual, o estupro de vulnerável, a corrupção de menores, divulgação de conteúdo do tipo, prostituição e outros delitos.