A imunização de crianças em Curitiba acontece somente em dez Unidades de Saúde, com atendimento exclusivo das 8 às 17 horas, nos bairros Sítio Cercado, Barreirinha, Boqueirão, Cajuru, CIC, São Francisco, Lindóia, Campo Comprido, Vista Alegre e Tatuquara.
No fim da manhã de hoje as famílias se acomodavam em uma pequena fila em frente a uma das unidades de atendimento. Muitos usando sombrinhas para se proteger do sol forte, mas com o sentimento de uma nova missão que vai ser cumprida.
Pai e mãe juntos para acompanhar a filha Beatriz em um dia tão esperado. Ansiedade de quem não vê a hora de estar mais perto de quem gosta.
Franciele Comarela, mãe de Beatriz, estava preparada para o sol. Conta que levaram a filha em outra unidade, que não era específica para a vacinação das crianças.
Jonathan Miranda, apesar de também não conseguir ser imunizado com a dose de reforço na mesma unidade da filha, concorda com a divisão, que permite uma segurança maior aos pequenos.
Lidia Atanásio levou a filha Isadora para ser imunizada. Na saída da vacinação encontrou a amiga que não via a meses.
Isabel de Souza acompanhou a filha Emili. Era a última da família que esperava pela proteção contra Covid-19.
A Emili não vê a hora do esquema vacinal ficar completo e a pandemia dar uma trégua para voltar a sair de casa com mais segurança.
Hoje também podem receber a primeira aplicação da vacina contra a Covid-19 as crianças que já foram convocadas e não puderam comparecer na data.
O novo público será vacinado com imunizantes remanescentes do último lote. A ampliação para demais faixas etárias depende da avaliação de estoque ou da chegada de nova remessa de imunizantes pediátricos.